AS PALAVRAS SÃO A FONTE MENOS CONFIÁVEL DA VERDADE

Trecho do livro "Conversando com Deus" (livro I) de Neale Donald Walsch.  Aqui ele nos alerta para a fonte menos confiável da Verdade, - as palavras - , e nos diz como identificar a fonte da Verdade dentro de nós mesmos.


(Deus responde:) As palavras são meramente expressões orais: ruídos que representam sentimentos, pensamentos e experiência.  Símbolos.  Não são a Verdade, a coisa real.  As palavras podem ajudá-lo a entender algo.  A experiência lhe permite saber.  No entanto, há algumas coisas que você não pode experimentar.  Por isso, Eu lhe permiti outros meios de saber.  E estes se chamam sentimentos.  E também pensamentos.
O mais irônico aqui é que todos vocês têm dado muita importância à Palavra de Deus, e pouca à experiência. De fato, vocês valorizam tão pouco a experiência que quando a sua experiência de Deus difere do que ouviram sobre Ele, automaticamente a rejeitam e se fixam nas palavras, quando deveriam fazer o contrário.

Sua experiência e seus sentimentos em relação a alguma verdade representam o que efetiva e intuitivamente sabem sobre ela.  As palavras só podem tentar simbolizar esse conhecimento, e freqüentemente o confundem.

Então, esses são os meios pelos quais Eu me comunico;  mas não são métodos, porque nem todos os sentimentos e pensamentos, nem todas as experiências e palavras vêm de Mim.  Muitas palavras foram proferidas por outros, em Meu nome.  Muitos pensamentos e sentimentos foram provocados por causas que não foram minhas criações diretas.  Muitas experiências resultam delas.

O desafio é o discernimento.  A dificuldade é saber a diferença entre as mensagens de Deus e os dados de outras fontes.  Isso é uma simples questão de aplicar uma regra básica:  o que vem de Mim é sempre seu Pensamento Mais Elevado, sua Palavra Mais Clara, seu Sentimento Mais Nobre.  Todo o restante vem de outra fonte.  Agora a diferenciação se torna fácil, porque não deveria ser difícil nem mesmo para o aprendiz identificar o Mais Elevado , o Mais Claro e o Mais Nobre.

Ainda assim, vou dar-lhes estas orientações:  O Pensamento Mais Elevado é sempre aquele que é alegre.  A Palavra Mais Clara é sempre aquela que é verdadeira.  O Sentimento Mais Nobre é sempre aquele a que chamam de amor.  Alegria, verdade, amor. ...

Fique atento aos seus sentimentos, aos seus Pensamentos Mais Elevados e à sua experiência.  Sempre que qualquer um deles for diferente do que lhe ensinaram seus mestres, ou do que leu em seus livros, esqueça-se das palavras.  As palavras são a fonte menos confiável da Verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Quer deixar comentários, sugestões, ou fazer um contato? Escreva aqui!